Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Reações da atmosfera ao excesso de gás carbônico

    Por Antonio Germano Gomes Pinto - Adital

    Grandes centros produzem gigantescos volumes de gás carbônicoO gás carbônico é o principal subproduto da queima dos combustíveis fosseis para obtenção de energia.

    Não há como obter energia a partir da matéria orgânica sem gerar gás carbônico.

    O gás carbônico é mais denso que a mistura gasosa que compõe a atmosfera, por isso, a tendência do referido gás é permanecer nas camadas mais baixas da atmosfera.

    A mistura do gás carbônico com os gases atmosféricos só acontece devido à variação da pressão, ventilação, movimentação dos mares e oceanos, movimentação da terra, ventos, chuvas e calor solar. Se não houvesse a "intervenção" destes agentes naturais, a vida animal já estaria extinta por asfixia.

    O gás carbônico é isolante térmico, não é tóxico, é inerte, mas por ser mais denso que o ar, expulsa o oxigênio dos ambientes mais baixos, ocupando seus espaços, podendo provocar a asfixiante.

    Os grandes centros produzem gigantescos volumes aquecidos de gás carbônico, que pelos motivos expostos, ficam estacionados no local de sua geração, formando bolsões térmicos sobre o local de origem com pouca ou nenhuma, dissipação ou movimentação.

    Imaginemos o estrago que um bolsão térmico, contendo baixas temperaturas, faz quando rompe um grande volume de massa de gás carbônico aquecida. Pode-se fazer uma experiência bastante simples, enchendo duas bexigas de borracha, dessas usadas em festas infantis.

    Coloque uma na geladeira e outra deixe a temperatura ambiente ou, melhor ainda, sob o sol quente. Após meia hora, pressione uma contra a outra, fazendo com que se rompam simultaneamente. Observaremos a formação de gotículas de água se precipitam imediatamente.

    Fenômeno parecido acontece freqüentemente ao nosso redor. Por exemplo, a cidade de São Paulo, após um dia inteiro, recebendo a descarga de gás carbônico e vapores aquecidos durante todo dia.

    A atmosfera local está aquecida e saturada de gases, principalmente de gás carbônico. Não nos esqueçamos que São Paulo fica localizada num planalto bem acima do nível do mar, e a massa fria que vem do sul, à medida que caminha, vai-se aquecendo e as moléculas aquecidas tendem a procurar os pontos mais altos.

    Quando as duas massas de gases se encontram, a quente que está estacionária e a fria que está chegando, invadindo a massa mais quente, acontece uma rápida precipitação atmosférica, as águas se precipitam de uma só vez, provocando enchentes catastróficas. Quanto mais gás carbônico na atmosfera, pior será a situação.

    O gás carbônico dificulta a mobilidade dos gases por ser mais denso, formando barreiras, impedindo a mistura e homogeneização dos gases e vapores e a conseqüente irregular distribuição da umidade, concentrando-a em determinados locais e áreas diferentes, daí as chuvas mal distribuídas, muitas vezes no centro de São Paulo chove torrencialmente e num subúrbio, a alguns quilômetros de distancia, o sol brilha.

    Esse fenômeno pode ser local ou global, é o efeito estufa. O efeito estufa está acabando com a vida no planeta, alterando o habitat e as condições de vida na terra. O calor não se dissipa, não há um equilíbrio térmico, resultando na sensação de frio ou calor excessivo.

    O calor recebido do sol e o calor retido nos bolsões térmicos são somatórios, cumulativos e não há uma troca térmica com a irradiação natural para o espaço, devido ao bloqueio formado pelo excesso de gás carbônico, havendo uma tendência a um aumento contínuo do calor, facilmente explicável, pois a cada segundo, o mundo queima mil barris de petróleo, mais ou menos 160.000 litros.

    Soluções existem para se resolver o problema do efeito estufa, (excesso de gás carbônico na atmosfera), inclusive, criando condições de continuar com a utilização da matriz energética atual, basta para tanto, vontade política e disposição de se gastar um pouquinho dos lucros auferidos pela industria petroquímica para reciclar o gás carbônico, ou melhor, devolve-lo às sua origens.

    [O autor também é Bacharel em Química com Atribuições Tecnológicas, Licenciado em Química, Especialista em Recursos Naturais com ênfase em Geologia, Geoquímico, Especialista em Gestão e Tecnologia Ambiental, Perito Ambiental, Auditor Ambiental e autor de duas patentes registradas no INPI, no Merco Sul, na UE, na World Intellectual Property Organization e em grande número de países].

    * Bach. em Química. Químico indu

    Fonte: Correio do Brasil

    • Publicações3851
    • Seguidores56
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações5878
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/reacoes-da-atmosfera-ao-excesso-de-gas-carbonico/2026862

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    A Terra não gera calor, quem gera o calor é o Sol! O planeta possui sua área coberta por 29,1% de terra firme e portanto 70,9% de oceanos. Dos 29,1% somente 12,5% é habitável e desse percentual menos da metade está habitado, o que representa 1,75% do total da superfície da Terra. Então, o ser humano habita somente esse percentual do planeta, o restante é praticamente mundo marinho. A Terra sozinha produz 31,3 vezes mais Dióxido de Carbono do que o Ser Humano. O CO2 é parte fundamental da nossa existência e nunca fez mal a Terra. O pólos consumem 3 vezes mais CO2 que o Ser Humano é capaz de produzir atualmente.
    Bom, feito esse breve comentário, voltemos ao primeiro ponto. Já que é o Sol que aquece a Terra, como podemos estar em um ciclo de aquecimento global já que o Sol está em ciclo de desaquecimento e que irá trazer em 10 anos a famosa Mini Era Glacial?
    A última informação da Nasa (Relatório de Outubo/2019) é que o buraco na Camada de Ozônio está menor de que quando foi registrado em 1982.
    De acordo com os climatologistas o Efeito Estufa faz parte de uma Física Impossível. Não existe pressão atmosférica para a produção do efeito estufa. A calotas polares, de acordo com a Nasa, estão aumentando e não diminuindo como costumamos ler em jornais.
    Agora, o que acho mais engraçado é como eu sei isso tudo se não sou Químico, Físico, Climatologista etc. Talvez, porque eu seja um grande curioso nato e não aceito qualquer informação, que vá influenciar a minha vida, sem pesquisar a fundo.
    Enfim, pesquisem e não repliquem informações sem antes saber a origem e muito menos a razão pela qual essa informação está chegando até você. Estudar e Pesquisar é sempre o melhor caminho. Vamos evitar atalhos para informações essenciais.
    Pergunte-se porque somente os Subdesenvolvidos que pagam a conta. Porque EUA, Rússia, China, Japão e outros tantos países não estão nem aí pro aquecimento global. Porque esse movimento é concentrado na Europa???

    Fonte: Um homem cansado de ver informações erradas sendo disseminadas e aplaudida pelos que aceitam informações de qualquer jornalista ou pseudo cientista.
    Phd´s Americanos, Russos, Chineses e Japoneses que lutam contra a desinformação mundial. continuar lendo