Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    JF DA 3ª REGIÃO OFERECE NOVO CURSO DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO

    Treinamento destinado somente para servidores faz parte do PNC e irá otimizar recursos humanos e materiais da própria Justiça

    Será realizada na semana de 12 a 16 de maio, em São Paulo, a segunda edição do curso de Direito Previdenciário, integrante do Plano Nacional de Capacitação dos Servidores da Justiça Federal (PNC), que vem sendo implantado desde o mês de março nas cinco regiões do País. As aulas, destinadas exclusivamente para servidores da Justiça Federal da 3ª Região, que abriga os Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, serão ministradas entre 18h e 21h no auditório do Juizado Especial Federal de São Paulo, localizado na Avenida Paulista, 1.345, 11º andar.

    O curso poderá também ser feito em tempo real pelos servidores lotados em todos os fóruns de SP e MS por meio de videoconferência instalados em Araçatuba, Bauru, Campinas, Fórum Cível Pedro Lessa (Av. Paulista, 1.682, em São Paulo), Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba (SP); além de Campo Grande e Corumbá (MS). O deslocamento até estes locais correrá por conta do servidor interessado.

    A abertura, no dia 12 (segunda-feira), contará com a presença da desembargadora federal Marli Ferreira, presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, acompanhada dos também desembargadores Newton De Lucca, diretor da Escola de Magistrados; e Marisa Santos, coordenadora dos Juizados Especiais Federais da 3ª Região. Os temas expostos serão Teoria Geral do Direito Previdenciário, Regime Geral da Previdência Social, Plano de Benefícios da Previdência Social, Benefícios em Espécie e Processo Judicial Previdenciário.

    No primeiro tópico, Teoria Geral, serão dadas as noções básicas sobre o Direito Previdenciário. A partir destes fundamentos, serão estudadas as questões específicas nos três itens seguintes – Regime Geral, Plano de Benefícios e Benefícios em Espécie. No último deles, Processo Judicial Previdenciário, os participantes saberão mais acerca das competências das varas e juizados e sobre as provas (documentos escritos e testemunhos). Ao longo da elaboração da legislação previdenciária, os critérios para aceitação destas provas sofreram várias alterações.

    Todo o curso será ministrado por juízes federais ligados ao Direito Previdenciário – Cláudio Canata, presidente do JEF de Botucatu (SP); Márcia Hoffmann, titular da 2ª Vara Previdenciária (SP); Marisa Cucio, presidente do Juizado Especial Federal de São Paulo; e Marisa Vasconcelos, da 1ª Vara de Taubaté (SP) -, que vão abordar seus aspectos teóricos e práticos. Após a realização do curso pela primeira vez, em setembro de 2007, o programa foi revisto e ampliado, de forma “a somar-se às políticas do Tribunal em relação ao aperfeiçoamento de seus magistrados e servidores, aproveitando ao máximo seus recursos humanos e materiais”, de acordo com a desembargadora Marisa Santos, que idealizou e também coordenou a realização do evento juntamente com o Dr. Newton De Lucca (Emag).

    Em junho, o curso de Direito Previdenciário será complementado com um treinamento sobre Execução da Sentença (cálculo dos benefícios previdenciários). O calendário com datas e horários será divulgado nos próximos dias.

    PROGRAMA

    DIA 12: ABERTURA

    Desembargadora Federal MARLI FERREIRA, Presidente do TRF

    Desembargador Federal NEWTON DE LUCCA, Diretor da EMAG

    Desembargadora Federal MARISA SANTOS

    1. TEORIA GERAL DO DIREITO PREVIDENCIÁRIO

    • A relação jurídica de seguridade social

    • Princípios constitucionais regentes da seguridade social

    • Fontes do Direito Previdenciário

    2. O REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL

    • Disciplina constitucional

    • Direito adquirido em matéria previdenciária

    DIA 13: Juiz Federal CLÁUDIO CANATA

    3. O PLANO DE BENEFÍCIOS DA PREVIDÊNCIA SOCIAL

    • Beneficiários: segurados e dependentes

    • Segurados

    - aquisição, manutenção, perda e reaquisição da qualidade de segurado

    - segurados obrigatórios

    - segurados facultativos

    • Dependentes

    • Carência

    • Prescrição e decadência

    DIA 14: Juíza Federal MÁRCIA HOFFMANN

    4. BENEFÍCIOS EM ESPÉCIE

    • Benefícios devidos aos segurados

    - aposentadoria por invalidez

    - auxílio-doença

    - salário-família

    - salário-maternidade

    - auxílio-acidente

    • Benefícios devidos aos dependentes

    - pensão por morte

    - auxílio-reclusão

    DIA 15: Juíza Federal MARISA VASCONCELOS

    • Benefícios devidos aos segurados: continuação

    - aposentadorias por idade, por tempo de contribuição, especial

    DIA 16: Juíza Federal MARISA CUCIO

    5.O PROCESSO JUDICIAL PREVIDENCIÁRIO

    • Competência

    • Os Juizados Especiais Federais

    • A prova no processo previdenciário

    ENCERRAMENTO - Desembargador Federal NEWTON DE LUCCA

    Serão conferidos certificados de participação. As inscrições devem ser feitas pela Intranet do Tribunal - entrar na página da Escola de Magistrados e acessar a seção Cursos e Eventos - ou pelo e-mail eventosemag@trf3.gov.br, colocando no assunto DIREITO PREVIDENCIÁRIO. Informações pelo telefone: (11) 3012-1781.

    Mônica Paula

    Assessoria de Comunicação

    Esta notícia foi visualizada 729 vezes

    Assessoria de Comunicação Social do TRF3 - 3012-1329/3012-1446

    Email: imprensa@trf3.gov.br

    • Publicações3851
    • Seguidores56
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações167
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/jf-da-3-regiao-oferece-novo-curso-de-direito-previdenciario/134913

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)