Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Contrato de gaveta poderá ser registrado em cartório

    O contrato de gaveta é usado para transferência de imóveis financiados

    O popular contrato de gaveta ganhou o direito de ser averbado nos Cartórios de Registro de Imóveis em Mato Grosso do Sul. Sem existir em termos legais, o contrato, até então, dependia da boa-fé de quem participava da transação de compra e venda de um imóvel financiado.

    Nesta modalidade de contrato, a pessoa vende o imóvel, mas o seu nome continua a constar como dono perante o agente financiador. A liberação do registro dos contratos de gaveta foi definida pela Corregedoria-Geral de Justiça do Estado.

    A decisão engloba os contratos que envolvem a transmissão ou promessa de transmissão de imóveis financiados pelo SFH (Sistema Financeiro Habitacional) e não quitados, sejam eles de promessa de compra e venda, de cessão de direitos e obrigações, ou de compra e venda definitiva.

    "A averbação não substitui o futuro e indispensável registro da transferência da propriedade, mas permite que se atribua um mínimo de segurança jurídica aos negócios imobiliários", salienta o juiz Ricardo Gomes Façanha. O preço da formalização do contrato será em torno de R$ 30.

    Gaveteiro - "O contrato de gaveta não é ilegal, mas é inseguro", explica Sonália Henriques Pereira, diretora da Associação Nacional de Mutuários da Habitação.

    Segundo ela, apenas o Rio Grande do Sul já havia legalizado o contrato de gaveta. Sonália Pereira destaca que um dos problemas mais rotineiros em relação ao acordo é quando o titular do imóvel morre. "Quando ocorre a abertura do espólio, a pessoa não tem certeza se os herdeiros vão cumprir o contrato".

    Contudo, ela alerta que a o "gaveteiro" não tem as garantias que o seguro habitacional dá ao proprietário do imóvel. "A garantia de quitar o débito em caso de morte ou acidente é restrita à pessoa titular do contrato", enfatiza.

    O presidente da Anoreg/MS (Associação dos Notários e Registradores), Paulo Pedra, acredita que os cartórios não vão se opor ao valor da averbação: R$ 30. "A medida é importante. Vamos trabalhar para que não haja discussão".

    Aline dos Santos

    campograndenews

    • Publicações3851
    • Seguidores56
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações23691
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/contrato-de-gaveta-podera-ser-registrado-em-cartorio/334192

    Informações relacionadas

    Daniel Frederighi, Advogado
    Artigosano passado

    Como registrar um imóvel comprado com Contrato de Gaveta?

    ContratoRecurso Blog, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    Modelo De Instrumento Particular De Compromisso De Compra E Venda De Imóvel Urbano Financiado

    Vinícius Gomes Barros, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    Posso perder meu imóvel se não registrá-lo?

    Sergio Cardoso Júnior, Advogado
    Modeloshá 7 anos

    [Modelo] Contrato de compra e venda de bem imóvel

    Leonardo Coelho, Advogado
    Modeloshá 6 anos

    Modelo de contrato de cessão de direitos sobre veículo financiado, vulgo "contrato de cartório".

    2 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Dando apenas uma procuração não resolve o contrato de gaveta? continuar lendo

    Boa noite!! As diferenças de estados para estados brasileiros ficamos com bastante dúvidas, fica difícil achegar com em alguns cartórios para regularizar o um imóvel com apenas com o contrato de gaveta, afinal vale ou não?!? continuar lendo