Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    INSS fará mutirão com Justiça para liquidar 132 mil processos

    Acordos de conciliação começam por ações com pedidos de benefícios rurais e Loas. Depois, auxílio-doença

    O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) fechou acordo com a Justiça paulista para fazer mutirão de conciliação de 45 mil processos, sendo 34 mil benefícios rurais e 11 mil envolvendo a Lei Orgânica da Assistência Social (Loas). O próximo passo será aproveitar o esquema montado e fazer mutirão para outras 132 mil ações, relacionadas a auxílio-doença e aposentadoria por invalidez que tramitam no Tribunal Re3gional Federal da 3ª Região.

    “Podemos dar seqüência na força tarefa que montamos para analisar outros processos”, diz o ministro da Previdência, Luiz Marinho. Serão priorizadas as ações referentes a concessão de benefícios e não a revisão, já que no primeiro caso o segurado não está recebendo.

    O ministro disse ainda que o objetivo é que até maio de 2010 o sistema de pedidos e revisão de benefícios esteja funcionando perfeitamente, sem a necessidade de ingressar na Justiça quando a concessão é devida. No ano passado, de 6,5 milhões de requerimentos, 3,3 milhões foram negados. “Estamos indeferindo demais”, reconhece Marinho.

    Neste primeiro mutirão, a Justiça vai analisar cerca de 45 mil processos e encaminhar, via Correios, uma proposta para os segurados. Ele terá 30 dias para se manifestar. Caso aceite, o processo será encerrado e serão pagos 80% dos atrasados. Quem não aceitar, continua a espera de julgamento.

    Só para idosos

    O TRF da 3ª Região está estudando a criação de uma vara que cuidará de ações relacionadas apenas aos idosos, o que agilizaria os processos dos maiores de 65 anos. A presidente do tribunal, Marli Ferreira, afirma que existe a possibilidade, mas que há algumas dificuldades que deverão ser discutidas, como o grande volume de ações de idosos.

    Fonte: Diário de São Paulo em 13-05-2008.

    • Publicações3851
    • Seguidores56
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações17
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/inss-fara-mutirao-com-justica-para-liquidar-132-mil-processos/134537

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)